Expansão Internacional: como funciona o Outsourcing de vendas?
Há sempre um certo nervosismo em experimentar coisas novas. É o medo do desconhecido, principalmente quando não temos a certeza de qual será o resultado. Acontece o mesmo com a maioria dos nossos clientes que, ao estabelecer um simples contacto com patrocinadores ou investidores, criam de imediato a expetativa de alcançar a expansão internacional. Contudo, não é tão fácil quanto parece!
A realidade do mercado
Ao nível da comunicação, existem algumas dificuldades comuns em qualquer país, caso não domine o idioma local ou não conheça um intérprete que possa ajudá-lo a interagir. Outros aspetos a ter em consideração são as nuances culturais e as formas de concretizar negócios, uma vez que podem existir gestos considerados normais numa cultura e não o serem numa outra.
Escritório local
Pode ser visto como um cenário ideal, contudo podemos estar diante de uma realidade de risco e dispendiosa. E porquê? Diferentes regiões têm diferentes leis, impostos e taxas, logo operar num novo país pode implicar o pagamento de uma taxa extra.
Equipa local
É uma ótima ideia. A população local tem conhecimento local e, consequentemente, conhece o mercado local. Porém, como podemos fazer uma contratação qualificada quando não falamos o mesmo idioma? E quanto tempo demora até encontrar as pessoas certas?
Nós temos a resposta!
Talvez por orgulho ou pressão dos investidores, muitas empresas tomam a decisão de dedicar-se ao ciclo de vendas completo. Em última análise, a decisão final é deles, mas não deixa de ser um argumento muito forte.
Assim sendo, a principal vantagem do Outsourcing de Vendas é garantir a orientação de todo o ciclo de vendas do cliente – desde a validação inicial do mercado, avaliação e planeamento de potencialidades, até à segmentação e identificação de leads, gestão do processo de vendas e encerramento do projeto —, tudo de forma organizada e metódica.
Um outro benefício é o facto de os serviços serem executados por uma equipa de profissionais qualificados e experientes, conhecedores do mercado e da cultura, bem como detentores de uma vasta rede de contatos locais. Além disso, têm o know-how necessário para obter o ROI de forma rápida e, ainda, reduzem o risco de investimento. Em suma, o cliente pode aproveitar todas as vantagens da entrada total num novo mercado, com apenas uma fração do risco.