O propósito de todo negócio é criar clientes, como disse Peter Drucker. Observe, ele disse “criar” clientes, não identificar ou encontrar. Grandes empresas não apenas resolvem os pontos problemáticos do cliente, mas também mudam a forma como seus clientes pensam, o que fazem e como se sentem. Produtos de sucesso mudam significativamente a vida das pessoas de formas significativas.
A melhor maneira de criar um cliente e mudar sua vida é pensar no futuro. Michael Schrage, pesquisador do Center for Digital Business da MIT Sloan School, escreveu para a Harvard Business Review: “Quanto melhor conhecermos e entendermos quem os clientes desejam se tornar, melhor poderemos investir e desenvolver as inovações necessárias para levá-los até lá. ”
Essa perspectiva futura não se refere apenas à criação de produtos melhores, mas também à criação de mensagens melhores. Você precisa ser capaz de descrever a visão e a terra prometida aos clientes para que eles possam acompanhá-lo.
As equipes de vendas e design de produtos podem ser míopes quando se concentram demais no problema atual do cliente e ignoram suas metas de longo prazo. Você pode ajudá-los a atingir esses objetivos? Você pode pensar da forma mais idealista que quiser, desde que tenha mensagens práticas, dados precisos e soluções reais para respaldar suas reivindicações.
Ao pesquisar seus clientes ideais, descreva exatamente como você deseja que eles ajam, pensem e se sintam como seus clientes. Como você quer mudar a vida deles? Como suas vidas mudarão por causa de seu produto ou serviço? Como as ações de seus clientes mudarão com seu produto ou serviço? Ao desenvolver seu Perfil de Cliente Ideal, é importante pensar neste tema para obter melhores resultados.