Embora eu não queria chover no seu desfile, você teve sucesso em seu país de origem e todos se orgulham disso, mas replicá-lo em um novo país pode não ser necessariamente tão fácil quanto você pensa. Deixe-me explicar. A lógica sugere que, se a sua solução for comprovada, funciona e as empresas estiverem interessadas, não importa onde você esteja. A experiência nos ensinou que isso não é cem por cento verdade. Não se esqueça que no seu país de origem, você pôde contar com uma rede local e contatos de colegas, mas em um mercado estrangeiro, você não tem essa rede de segurança. Tudo precisa ser construído do zero. Então, leia abaixo para ver algumas outras coisas que você pode querer observar se estiver tentando escalar por conta própria.
1. Não há conhecimento de mercado suficiente
Este é provavelmente o fator mais crucial e onde muitas empresas erram se forem feitos atalhos. Ao projetar uma estratégia de entrada no mercado sem o conhecimento de mercado local necessária, as expansões provavelmente terão problemas no estágio de execução. Isso pode envolver tópicos como fatores sociais, políticos ou legislativos que são muito específicos do mercado, ou a burocracia local e as leis trabalhistas que precisam ser levadas em consideração. Além disso, não entender a dinâmica do mercado local pode levar a erros. O conhecimento da concorrência e uma compreensão clara de como sua empresa e sua oferta se diferenciam dos players locais também são cruciais.
2. Questões de pessoal
Há poucos desafios aqui. Se você contratar uma pessoa de seu próprio país ou enviar alguns de seus próprios vendedores para lá, eles não conhecem o idioma local e a cultura empresarial, nem têm contatos existentes lá. Se você contratar um funcionário estrangeiro, é um desafio avaliar essa pessoa e sua competência. Além do mais, você precisaria gastar tempo e dinheiro para que eles se tornassem bem-sucedidos e você não quer que isso seja uma pressão muito grande para os negócios. A cultura pode variar muito, portanto, integrá-los à cultura da sua empresa pode levar tempo. Além disso, você precisa ter certeza de que qualquer pessoa que gerencie sua empresa no exterior entenda os meandros da construção de negócios no novo território. Você também precisará ter excelentes canais de comunicação abertos para garantir o alinhamento completo.
3. Falta de adaptação
Se a expansão não tiver uma consciência fundamental das especificidades do mercado local, pode não ter uma compreensão abrangente das modificações necessárias da solução. Isso envolve mais do que apenas traduzir sua solução ou materiais de marketing para o idioma local. Pouca ênfase aqui pode arruinar a adequação para o mercado.
4. Complexidade organizacional
Haverá diferentes leis, regras e regulamentos fiscais que você precisa estar completamente ciente. Se o seu negócio falhar em um detalhe técnico, você pode se enroscar. Certifique-se de estar completamente familiarizado com a burocracia local, as leis trabalhistas locais e todas as outras coisas que levam tempo e conhecimento para entender e superar.
5. Orçamento errado
Você precisa ter muito cuidado aqui. É óbvio que expandir internacionalmente é caro. Com muita frequência, o orçamento de uma empresa é otimista demais e as startups tendem a ficar sem fundos durante a penetração no mercado. Uma abordagem muito mais prudente é limitar sua exposição ao risco até que você esteja mais firmemente estabelecido no mercado em que está escalando.
Se quiser saber mais sobre como evitar essas armadilhas, entre em contato com a Digital Selling. Estamos sempre felizes em atender uma chamada.
Ouro!